Social Nerwork

Maior Estilo, por Astrid Sekkel
Maior Estilo, por Astrid Sekkel

CAPULANA O tecido que envolve

Em MOÇAMBIQUE, a vestimenta tradicional é a CAPULANA, esse tecido colorido e maravilhoso com que elas se enrolam e enfeitam a cabeça!

” A CAPULANA é um adorno que será mais que um pano que se amarra à volta do corpo. Porque a ESCULTURA da mulher MOÇAMBICANA, quando enrolada neste pedaço de pano, CONQUISTARÁ olhares e sentimentos”  Lindo não é?

Triste foi saber que o costume de USAR CAPULANA está sendo perdido. A nova geração nem sequer tem interesse em conhecer seu IMPORTANTE SIGNIFICADO. É uma jóia que tende a ser ESQUECIDA no fundo das gavetas…

Nas ruas da cidade, é comum ver mulheres com CAPULANA a vestir o corpo, colar um filho à mãe! Os desenhos são os mais variados e as cores são de impressionar até os olhos mais desatentos. Nas camas, usa-se CAPULANA para forrar ( MUCUMI), como nós usamos uma COLCHA. E as MULHERES são vaidosas, querem ter novas CAPULANAS sempre e se enrolam sem a preocupação de aumentar ou diminuir o corpo. São felizes e ponto final!

Para a MOÇAMBICANA, vestir CAPULANA é orgulho e eu passei a ADMIRÁ-LAS tanto por isso.

Em busca da tradição , muitos produtos feitos com CAPULANA estão sendo desenvolvidos. Estilistas usam, hotéis 5 estrelas como o POLANA usa nos uniformes ( lindos), a companhia aérea usa nos uniformes também…tem jogos americanos, roupas para bebês! Para distinguir se o tecido é de boa qualidade, o AVESSO deve ser confundido com o DIREITO.

Estas senhoras QUERIDAS vendem arte com CAPULANA na feira de artesanato.

CAPULANAS  são usadas para roupas, detalhes em bolsas, colares, enfeites para cabelo…

Até pathwork de CAPULANA já está a venda formando um colorido casaco!

Comprei algumas e pedi a CAMAREIRA do meu hotel que me desse uma “aula” básica! Adorei o resultado!

Usei na cabeça uma CAPULANA igual a da saia, mas necessariamente, a mulher MOÇAMBICANA não tem essa mania de “combinar” tudo como nós! Pode-se usar CAPULANA diferente.

Depois tive aula com a FELICIDADE ( o nome dela diz tudo). Ela me ensinou as diferentes formas de usar CAPULANA na cabeça!

E ainda tem mais…

E eu fazendo o mais “basiquinho” …OBRIGADA Felicidade ! Sua aula valeu!

E agora a SURPRESA final sobre a CAPULANA:  quem PESQUISAR  sobre a ORIGEM da CAPULANA, com um texto BEM ESCRITO que vou postar aqui…VAI GANHAR O COLAR DE MADEIRA E CAPULANA que está na foto lá em cima!

Mande o texto para astrid@maiorestilo.com.br  O MELHOR TEXTO ganha o COLAR!

Depois que aprendi a usar CAPULANA, notei a semelhança desse traje com a SAIA PAREÔ. O QUE ACHAM?

Espero os textos!!!!!!!!!!

8 COMMENTS
  1. karina 3 anos ago

    adorei muito a capula e os seus derivados

  2. Érica 2 anos ago

    Gostei muito de seus comentários, aprendi bastante e achei que ficou muito lindo, vou tentar fazer!
    Abraço

  3. Astrid 2 anos ago

    Erica,

    Voce mora no Brasil? Mes que vem volto a Moçambique e espero aprender muito mais sobre as capulanas! Bjo grande
    Astrid

  4. Angelica 2 anos ago

    Eu sou mocambicana,gostei muita da materia,pois eu estava procurando uma forma de fazer saia com capulana e gostei muito da saia verde ao lado……

  5. Astrid 2 anos ago

    Obrigada Angélica!

    Estou em Maputo e aprendi ainda mais sobre as capulanas, logo vou fazer outra matéria. Daqui a pouco tem fotos do MFW com muitas roupas em capulanas. Fique atenta. Beijinhos e obrigada!

    Astrid

  6. Ana 2 anos ago

    Olá,
    Chamo-me Ana, sou Portuguesa.
    Não conheço Moçambique, mas gostava muito de viajar até lá… por enquanto navego lá por perto

    http://www.viagemderoupa.blogspot.pt

    Até lá

    Ana

  7. maizapedro 2 anos ago

    Adoro capulana, eu sou da Ilha de Mocambique e a capulana me dignifica. faco escandalo com capula, adoro recria la. eu tenho muita capulana bonita e antiga da minha amada mae. eu amo aminha cultura.bwaaaaaaaa

  8. sheila caramello 1 ano ago

    ola, sou mocambicana achei muito interessante o que escreveste e fico muito orgulhosa em saber que existem pessoas que adimirao e valorizao a nossa capolana.

    sou decoradora de interiores e a capolana e um dos meus tecidos prediletos, costumo usa-la para fazer almofadas, cortinas , jogos de cama com ela

DEIXE UM COMENTÁRIO